top of page

Confúcio, já basta!

  • Foto do escritor: Paula Pereira
    Paula Pereira
  • 19 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

De tanto as pessoas acharem que “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, parece que, nas descrições das fotografias, os adjetivos começaram a sair de linha, os sentimentos se resumiram a stickers e os verbos … ah, pra quê verbo nos dias de hoje? O verbo campeão, que descreveria o que realmente fazemos no instante do clique, seria “posar”. “Torre Eiffel ao fundo e eu… posando”.


Esses dias reparei, no Facebook, que uma conhecida minha havia feito uma viagem ao exterior. Ela postou fotos lindas!


… de um corredor estreito e seus paralelepípedos molhados, ao entardecer, todo enfeitado com vasos floridos. Um charme.


… de uma pequena capela, cercada de areia e que, ao fundo, dava vista ao mar. Inspiração.


“Que lugares bonitos”, pensei comigo. “Onde fica?”.

Não sei! Não sabemos e não saberemos! Não havia descrição nenhuma. Muita gente curtiu, amou, se espantou e escreveu elogios à turista que publicava as fotos. E foi enquanto eu também curtia a postagem rs, que me peguei pensando no quanto não usamos mais muitas palavras (ou nenhuma) para descrever as fotos que tanto fazemos questão de compartilhar.


Que lugar é esse? Qual o motivo da celebração? Qual a sensação ao rever os amigos e a família? Estava gostoso aquele bolo que sua tia fez pro seu aniversário? E como foi a experiência de viajar com o cachorro? Puxa, será que não compartilharíamos algo muito mais pessoal e verdadeiro se também nos inseríssemos nas legendas?


Entendo que exista algo poético nas fotos solitárias, sem descrições. Sou fã delas. Creio que o mais bonito delas, seja o que elas nos permitem imaginar e sentir, assim, sem dizer nada. Mas acreditar que toda imagem dispensa legenda, aí é demais.


Talvez Confúcio não concorde comigo, mas acho que uma imagem “se completa” com mil palavras. E, pensando nisso, criei uma regra para minhas redes sociais rs. Se a foto estiver ótima, mas eu não tiver legenda pra ela, não publico (Adeus fotos de flores?)

Este é um exercício que quero fazer para tentar reunir as imagens às palavras, aos sentimentos, aos verbos e aos adjetivos.


Qual vai ser a legenda da selfie de amanhã? Não sei rs.

a blusinha nova do brechó
Selfie ou algo mais?

Só sei que tem foto que só faz sentido com um mínimo de descrição. Se eu simplesmente postasse a foto ao lado, sem dizer nada, qualquer um pensaria que se trata apenas de um momento “selfie”.


A verdade é que, se eu não disser, ninguém vai adivinhar que a foto era para mostrar a minha nova blusinha (do brechó), que eu achei ótima e que custou apenas quatro reais rs.


Quer participar do exercício? Então na próxima onda do Facebook dizendo “crie uma legenda para esta foto”, pare e repense nas legendas que você usa para contar sua própria história.


 
 
 

Comments


©2019 by Vida em Prosa. Proudly created with Wix.com

bottom of page