Um espelho completo
- Paula Pereira
- 16 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2022
Como é o espelho da sua casa? Aquele onde você todo dia se olha, se analisa, se arruma e sai pronta para enfrentar o dia. Ontem pensei nisso e cheguei à conclusão de que preciso de um espelho novo, porque o reflexo dos espelhos da minha casa parecem incompletos.
No meu banheiro há dois espelhos: um sobre a pia e outro sobre o sanitário. O primeiro é quadrado, o segundo é retangular e estreito.
Alí, parada de frente para o espelho sobre a pia, conversei comigo em silêncio a fim de entender a briga interna que acontecia. Olhei meu cabelo rebelde, notei o conjunto de fios brancos que cresciam, encontrei sinais da idade marcando a face e lamentei não ser capaz de fazer certos ajustes que dinheiro nenhum é capaz de arrumar. Subitamente, percebi o julgamento que me direcionava a um canto sem luz e me esforcei para encontrar, em mim, a matéria da qual me orgulhava.
Me quis ver inteira, mas não consegui.
No primeiro espelho, o quadrado, vi um reflexo incompleto de quem sou. Alí, eu era metade - eu era “da cintura pra cima”, uma mulher sem base, sem chão. Já no segundo, longo e estreito, me vi cortada, sem cabeça...então me curvei, ainda tentando me ver inteira. Mas ao me curvar, vi no reflexo uma mulher tímida, submissa e acanhada.
Não gostei do que vi e pensei nas horas inteiras que já gastei, tentando me ver completa... para encontrar só metade.
Resolvi então que “o espelho tem que mudar”. Como me ver inteira, completa, de pé e segura em espelhos que só mostram metades? Mas a culpa não é só deles, espelhos, pois sei que a maior mudança terá que acontecer é lá dentro - não dentro do banheiro -, mas sim em mim, na forma como vejo e aprecio aquele reflexo.
留言